Exames e Tratamentos • Índice de Exames e Tratamentos

Mapa

Mapa

O que é e para que serve?

O MAPA é o registo em 24 horas, durante a actividade diária normal, do seu perfil tensional. Destina-se a melhor caracterizar os seus valores de tensão arterial através de medições sistemáticas e mais isentas de influências externas, correlacionando-os com eventuais sintomas que possa sentir. É a única forma de avaliar o comportamento da sua tensão arterial durante a noite.

É necessária alguma preparação?

Não é necessária qualquer preparação. Deve levar roupas largas de preferência com botões à frente o que facilitará a aplicação do equipamento assim como o seu transporte durante o dia.

Como é feito?

A ligação é efectuada por um técnico especializado. É colocada uma braçadeira num dos seus membros superiores ligada através de um fino tubo plástico a um registador que será transportado à cintura numa bolsa apropriada.

É fornecido um diário para preenchimento e durante as 24 horas deve fazer a sua vida normal seguindo as instruções dadas pelo técnico. É importante que quando sentir a braçadeira a apertar não mexa o braço até terminar a medição.

As medições são programadas de 20 em 20 minutos durante o dia e de 30 em 30 minutos durante a noite.

Após as 24 horas deve voltar à clínica para lhe ser retirado o equipamento. O registo será analisado pelo técnico com o auxilio de um programa de computador e revisto pelo médico cardiologista.

Quanto tempo demora?

Demora aproximadamente 10 a 15 minutos a colocar o registador e menos de 5
minutos a removê-lo. O relatório no entanto só estará pronto após alguns dias pois o registo gravado das 24h terá que ser analisado cuidadosamente.

Envolve algum risco?

É um exame completamente seguro sem qualquer risco. Em alguns doentes a braçadeira pode por vezes apertar mais forte ou mais que uma vez seguida no caso de não conseguir determinar a tensão arterial e deixar um ligeiro hematoma.

Unidades onde está disponível: