Exames e Tratamentos • Índice de Exames e Tratamentos

ECG com prova de esforço

Electrocardiograma com prova de esforço

O que é e para que serve?

Este exame destina-se a submeter o seu organismo ao stress do exercício físico, de maneira a evidenciar sinais ou sintomas não existentes ou minimamente existentes em repouso. Deve trazer o nome dos medicamentos que está a tomar actualmente assim como alguma Prova de Esforço que já tenha efectuado.

É necessária alguma preparação?

Não é necessária qualquer preparação. Deve levar roupas largas e sapatos confortáveis para poder andar (e nalguns casos correr, dependendo do examinando) à vontade. Não deve ir em jejum. Para as senhoras recomenda-se que não levem vestidos.

Como é feito?

O exame é efectuado por um técnico especializado e sob supervisão de um médico cardiologista. Após uma explicação resumida, o tórax é desengordurado com álcool podendo ser necessário rapar alguns pêlos nos homens.

Os eléctrodos são aplicados e subirá para um tapete rolante. Seguidamente os eléctrodos são ligados através de fios a uma estação de trabalho computorizada. É colocada uma braçadeira para medição da pressão arterial e inicia-se o exame.

Depois, de 3 em 3 minutos, aumentará a velocidade e inclinação do tapete segundo um protocolo programado, sempre com visualização e registo do electrocardiograma e com medição da pressão arterial.

O exame será parado quando são atingidos os objectivos pretendidos, se surgirem alterações nos parâmetros analisados que determinem a sua interrupção ou a pedido do examinando no caso por exemplo de fadiga acentuada ou de dor na(s) perna(s) que impossibilite(m) prosseguir a marcha.

Quanto tempo demora?

Depende sobretudo da capacidade de esforço físico do examinando. Deve contar com 30 a 45 minutos para a realização deste exame. O relatório é entregue pouco depois.

Envolve algum risco?

O risco deste exame existe mas é pequeno, sendo comparável ao de qualquer esforço mais vigoroso. Por isso, como precaução, estão disponíveis todos os meios médicos para tratar eventuais complicações.

Unidades onde está disponível: