Exames e Tratamentos • Índice de Exames e Tratamentos

Ecocardiograma e Eco Döppler

The illustration shows a patient having an echocardiography. The patient lies on his left side. A sonographer moves the transducer on the patient’s chest, while viewing the pictures from the echocardiography on a computer

O que é e para que serve?

O ecocardiograma utiliza ultra-sons para examinar o coração. Obtêm-se imagens em uma dimensão (ecocardiograma modo M), em duas dimensões (ecocardiograma bidimensional ou 2D) que permitem avaliar o tamanho, espessura e movimento das diversas estruturas cardíacas.

O Doppler é um complemento do ecocardiograma e utiliza igualmente ultra-sons, mas avalia a direcção e velocidade do fluxo sanguíneo dentro do coração; esta informação é visualizada sob a forma de gráficos (doppler espectral pulsado e continuo) ou a cores (doppler codificado a cores). Se tiver traga electrocardiograma e radiografia do tórax recentes assim como algum ecocardiograma que tenha efectuado anteriormente.

É necessária alguma preparação?

Não é necessária qualquer preparação para este exame.

Como é feito?

O exame é executado com o examinando na posição de deitado, virado para o lado esquerdo.
É usada uma sonda que emite e recebe os ultra-sons. Obtêm-se várias imagens do coração com a colocação da sonda no tórax e em alguns casos no pescoço ou abdómen. É utilizado um gel na pele que se destina a facilitar a transmissão dos ultra-sons Pode ter que mudar de posição, respirar lentamente ou mesmo suspender a respiração. Estas manobras destinam-se a obter imagens de melhor qualidade que são registadas em papel fotográfico/CD.

Quanto tempo demora?

O tempo de execução do exame é variável, cerca de 15 a 30 minutos. Em casos mais complicados o exame pode tornar-se mais moroso. É dada imediatamente uma informação preliminar e o relatório é entregue pouco depois.

Envolve algum risco?

É um procedimento de diagnóstico, sem riscos.

Foto da autoria do National Heart Lung & Blood Institute.

Unidades onde está disponível: