Especialidades Médicas • Índice de Especialidades

Senologia/ Mama

O que é a Senologia?

É a especialidade que estuda e trata as doenças mamárias.
Existem diversas doenças que podem afectar a mama, sendo que o cancro é aquela que mais preocupa a Mulher.  No entanto, as doenças benignas sendo as mais frequentes, são muitas vezes negligenciadas tanto pelos Médicos de Família, como muitas vezes pela própria doente, devendo ser avaliadas correctamente pelo Senologista que orientará a atitude certa a tomar.

É importante realçar que, tanto o aparecimento de qualquer alteração da mama encontrada pela Mulher (dor, nódulo, corrimento mamilar, alterações da cor ou da forma da mama, etc.), assim como alterações visualizadas nos exames devem ser objecto de avaliação pelo Senologista (dado ser o médico especialista destas afecções) e que pode orientar eficazmente na conduta a adoptar.

O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum da Mulher (não considerando o cancro da pele), e corresponde à segunda causa de morte por cancro, na Mulher. Em Portugal, anualmente são detectados cerca de 4500 novos casos de cancro da mama, e 1500 mulheres morrem com esta doença.

O cancro da mama é uma da doença com forte impacto na nossa sociedade, não só por ser muito frequente, mas também pelo receio da modificação da imagem corporal motivada pelo seu tratamento. A sua detecção precoce é a chave para um bom resultado, pois não só permitirá tratar eficazmente a doença como, na grande maioria dos casos, conservar a mama. Esta detecção precoce é realizada pela Mamografia que permite ver lesões muito pequenas ainda antes de serem palpáveis, sabendo-se que, quanto maior for o tumor maior a probabilidade de já existirem metástases nos outros órgãos.

O auto-exame, sendo importante numa avaliação da mama pela Mulher, não pode nem deve ser equiparado à capacidade de detecção da Mamografia.

Segundo as normas internacionais nas Mulheres sem qualquer patologia mamária o rastreio mamográfico e avaliação por um Senologista devem ser iniciados aos 35 anos.

O nosso intuito enquanto Senologistas é apostar na precocidade do diagnóstico para que qualquer situação, mesmo eventualmente maligna, seja tratada atempadamente.

Para mais informações fale com o nosso contact center.

Folheto sobre a Consulta de Senologia

folheto_senologia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corpo Clínico:

Unidades onde está disponível: