Especialidades Médicas • Índice de Especialidades

Neuropsicologia

Consulta de Neuropsicologia/Consulta de Memória/Consulta de Reabilitação Cognitiva

A Neuropsicologia tem um papel fundamental na compreensão do funcionamento cerebral e das suas respectivas alterações. Estuda a relação entre a actividade nervosa superior e o comportamento, a cognição, as emoções, a motivação e a vida em relação.
A intervenção neuropsicológica consiste em avaliar e reabilitar/estimular as funções cognitivas (memória, atenção, linguagem oral e escrita, cálculo, capacidades visuo-espaciais, planeamento e acção, destreza manual, raciocínio, etc.).

Avaliação neuropsicológica
– Permite o estudo aprofundado das várias funções cognitivas, emocionais e comportamentais, de forma a caracterizar as necessidades do paciente e promover o seu bem-estar.
– Contribui para:
–    o prognóstico de recuperação,
–    a predicação da capacidade para desempenhar determinada função,
–    a decisão sobre a intervenção,
–    a monitorização da eficácia dos tratamentos,
–    a prevenção e detecção precoce de distúrbios do desenvolvimento
–    pareceres em exames médico-legais

Reabilitação/Estimulação Cognitiva
A intervenção neuropsicológica permite também programar e executar um plano de reabilitação/estimulação cognitiva adequado ao indivíduo e às suas necessidades específicas, perspectivando a recuperação dos défices ou a estabilização de um processo de deterioração, pretendendo tornar os pacientes mais autónomos.
Consiste num conjunto de procedimentos e técnicas de fácil aprendizagem e utilização, em suporte informático, técnicas de lápis e papel ou mediação lúdica, que têm como objectivo promover o desempenho cognitivo e a adaptação familiar e social dos pacientes, através de uma abordagem integrativa com o doente e a sua família. Esta intervenção é especificamente direccionada para as dificuldades de cada indivíduo, adequando-se a todo o tipo de populações.
A intervenção neuropsicológica (avaliação e reabilitação/estimulação cognitiva) é indicada para:
– Demências (Alzheimer, Parkinson, Demência Vascular, etc.)
– Défice Cognitivo Ligeiro
– Acidentes Vasculares Cerebrais
– Traumatismos Cranianos
– Perturbações do Sono
– Dislexia
– Hiperactividade com Défice de Atenção
– Avaliação pré e pós-operatória (em pacientes neurocirúrgicos)
– Epilepsia
– Sequelas Cognitivas e Psicológicas de Doença Cerebral ou Neurológica

É ainda indicada no acompanhamento do envelhecimento cerebral normal – se sente que se esquece de várias coisas que anteriormente eram fáceis de recordar, ou que a sua memória já não é como era, poderá beneficiar da intervenção neuropsicológica como método de prevenção e despiste de problemas e dificuldades futuras.

Para mais informações fale com o nosso contact center.

Corpo Clínico:

Unidades onde está disponível: