Especialidades Médicas • Índice de Especialidades

Consulta de Arritmologia

coracaoAs arritmias cardíacas são distúrbios dos batimentos do coração, que podem ocorrer de forma lenta (bradicardia), rápida (taquicardia) ou irregular (arrítmica).
Podem-se manifestar de várias formas, apresentando-se na maioria das vezes como palpitações (acompanhados ou não de mal-estar), cansaço, “falta de ar”, suor excessivo, sensação de desmaio ou mesmo desmaio. As palpitações podem ocorrer de forma cadenciada (“no mesmo ritmo”) ou fora do ritmo (“batimentos irregulares”).

Uma das arritmias mais comuns é a fibrilhação auricular, durante a qual o coração bate de uma forma irregular, e constitui uma das principais causas de acidentes vasculares cerebrais (AVC) devendo ser detetada e tratada atempadamente de forma a prevenir esta e outras potenciais complicações.

Em alguns pacientes o diagnóstico de arritmia é apenas identificado em exames de rotina, sem que haja quaisquer sintomas.

De um modo geral as taquicardias e bradicardias são tratadas de forma distinta existindo tratamentos específicos para os diferentes tipos de arritmias. Alguns dos tratamentos disponíveis passam por fármacos antiarrítmicos, implantação de dispositivos cardíacos (pacemakers e cardioversores-desfibrilhadores implantáveis) ou a realização de estudos eletrofisiológicos e ablação.

Os bloqueios na condução elétrica do coração manifestam-se muitas vezes como cansaço, tonturas, desmaios ou paragem cardíaca havendo por vezes necessidade de implantar um pacemaker.

Na presença de insuficiência cardíaca, disfunção cardíaca grave ou arritmias malignas pode estar indicada a colocação de um cardioversor-desfibrilhador implantável de forma a abortar arritmias malignas e a morte súbita.

Corpo Clínico:

Unidades onde está disponível: